Somos Medalha de Ouro em Alegria…

th

A Olimpíada trouxe fortes expectativas para todos os brasileiros. Não havia como não se envolver, não ter uma posição contra ou a favor dos Jogos Olímpicos serem aqui. O assunto  gerou muitas discussões devido ao alto custo dos investimentos para a sua realização no Rio de Janeiro, além da preocupação com a (falta de) segurança na cidade maravilhosa.

Por fim venceram aqueles que acreditavam que os pontos positivos de uma Olimpíada brasileira teriam um peso maior e significariam avanços e modernização para o Rio, sem mencionar a visibilidade mundial, e o turismo que, durante os jogos, movimentaria o país.

Agora, em pleno curso dos jogos, tentamos sublimar a violência carioca, os transtornos provocados pelas obras das instalações olímpicas, pelo seu atraso e até pelo dinheiro talvez desviado ou provavelmente mal gasto com elas, e focamos nos nossos atletas e no melhor presente que eles podem nos oferecer: suas vitórias.

Assim vestimos camisetas mais verdes e amarelas do que nunca, limpamos a garganta para cantar o hino nacional e nos aprumamos em frente à telinha para assistir as competições. O público ao vivo tem feito a diferença e empurrado os nossos atletas para dar o seu melhor.

Infelizmente muitos espectadores acabam indo à loucura e perdem a compostura. Vaias e xingamentos para os adversários. Às vezes são ruidosos demais, quando o silêncio se faz absolutamente necessário, já que pode comprometer o foco e a concentração do jogador.

A torcida brasileira tem sido tachada de mal educada. Mas sem querer arranjar desculpa, não faz parte da nossa cultura acompanhar campeonatos esportivos, que não de futebol masculino. Sendo que para este esporte o barulho é bem vindo, até necessário. Nos falta mesmo é educação no mais amplo sentido da palavra.

Por isso mesmo é que realizar uma Olimpíada no Brasil soa como algo contraditório. Tantos recursos financeiros foram gastos com a estrutura olímpica em uma nação onde falta investimento mais expressivo na área dos Esportes e da Educação também!

Por outro lado temos características encantadoras. Como exemplo, somos bons em receber bem as pessoas. Somos calorosos e gostamos de expressar nossas emoções. Apenas devemos ajustar a dose; nem de mais, nem de menos.

De qualquer forma é um sentimento maravilhoso ver um time ou um atleta brasileiro ganhando um jogo, uma luta, uma partida, uma corrida, ou qualquer outra apresentação esportiva. Mas é indescritível a sensação de acompanhar nossos competidores  conquistando uma medalha olímpica. Porque sabemos que por trás destes esportistas   existem histórias fortes de vida, de jovens que tinham tudo para dar errado, mas escolheram a vida sacrificada, suada e disciplinada que o esporte lhes impõe.

Nossos atletas são vitoriosos simplesmente porque são atletas. Não são bandidos, nem ganham dinheiro de forma escusa. Porque enfrentaram algum tipo de preconceito e batalharam muito para alcançar uma posição na delegação olímpica brasileira.

São poucas as medalhas que computamos no nosso quadro. E pela dificuldade em obtê-las é que a satisfação da conquista de cada uma delas é muito maior. A de bronze é muito mais para nós. Significa ouro. Significa lágrimas para o competidor e muito orgulho para o nosso povo.

É impressionante como nos reinventamos rapidamente. Assumimos a condição de que não há nada mais importante a fazer nessas duas semanas de competição, a não ser torcer pelo Brasil. Somos novamente milhões de torcedores apaixonados de verde e amarelo.

Talvez o nosso maior erro, não seja não saber votar nos políticos certos, ou ser benevolente demais com as próprias falhas de caráter, mas sim ter um excesso de alegria, que acaba turvando a nossa visão.

Por qualquer distração o nosso olhar se desvia dos sérios problemas relacionados à saúde, segurança, educação que temos. Bem, nem vamos falar de recessão econômica e inflação. Afinal estamos em festa. Grandes expectativas por mais medalhas no vôlei feminino, futebol feminino, boxe…

th-1

 

 

4 comentários em “Somos Medalha de Ouro em Alegria…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s