Uma Boa Mentira – Filme

Uma Boa Mentira, filme baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de crianças, que durante a Guerra Civil do Sudão, atravessa as terras áridas e quentes do deserto africano em busca de abrigo em um campo de refugiados. Anos mais tarde vemos o grupo, agora todos adultos, tentando se integrar ao estilo de vida norte-americana.

A película começa mostrando o extermínio de quase todos os habitantes de uma aldeia no Sudão e foca nas crianças que, por muita sorte, conseguiram escapar da chacina. Dentre elas, Theo, o irmão mais velho de Mamere e Abiltal, lidera o pequeno grupo de sobreviventes que sai à procura de um lugar seguro.

A primeira parte do longa retrata a difícil travessia dessas crianças que conseguem chegar no Quênia depois de meses de caminhada. Para isso tiveram que percorrer milhares de quilomêtros a pé passando por todo o tipo de perigo, de situações extremas de fome e cansaço a alvo das caçadas dos guerrilheiros.

Dez anos mais tarde, a segunda parte da história retrata a vida dos refugiados, que finalmente ganharam a oportunidade de ir aos EUA, através de ajuda humanitária, para estudar e trabalhar.

Em Kansas City, os sudaneses são recebidos por Carrie Davis, interpretada por Reese Witherspoon, uma assistente social que aos poucos se envolve com eles e se compadece das suas dores. Carrie vira uma peça fundamental para que eles consigam se ajustar a uma cultura tão diferente da africana.

Apesar de Uma Boa Mentira contar uma história comum sobre imigrantes e suas lutas para a sobrevivência longe de casa e de seus costumes já arraigados, revela uma reflexão mais profunda dos conflitos por trás do tema Imigração.

A relação entre o lugar onde se vive e como se comportam seus habitantes é muito íntima. Os valores morais em que um povo se baseia para se estabelecer são um pilar fundamental para sua estruturação.

Os sudaneses acabam encontrando, por mais facilidades que a vida nos EUA possa apresentar, várias dificuldades de adaptação a uma outra cultura. Para eles o mais importante é permanecer juntos, pois este é o verdadeiro sentido da vida: o crescimento em grupo. Por isso priorizam a força da união e do sacrifício individual para o bem comum.

No fundo ele têm muito a nos oferecer, como mostrar o valor que existe no coletivo, ao contrário da nossa sociedade que é mais egoísta e individual onde cada um coloca seus interesses em primeiro lugar.

O elenco confere veracidade aos fatos, principalmente porque alguns dos atores viveram de perto a experiência mostrada no filme. Eles nos deixam uma bela lição de vida: o amor pelo seu povo está acima de qualquer coisa, e isso significa ser uma pessoa honrada, digna e corajosa… Qualidades bem raras por aqui.

179249.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Título original: The Good Lie Direção: Philippe Falardeau Com: Reese Witherspoon, Corey Stoll, Sarah Baker, Emmanuel Jal, Arnold Oceng, Ger Duany e Kuoth Wiel Gênero: Drama EUA, 2014, Cores, 110 min.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s