Questão de Tempo – filme

Questão de Tempo é um longa que transita entre o passado e o presente, o melancólico e o surpreendente. Fala da impossibilidade humana em mudar o destino, mas também aborda as diversas possibilidades de  um novo olhar para a vida. Um olhar mais apurado, aquele que consegue extrair o que realmente há de bom no mundo: as relações humanas.

Já havia assistido este drama romântico de 2013, e sua história acertou em cheio meu coração. Muito provavelmente pela identificação que tive com os personagens e pelo reconhecimento da frustração de não poder controlar sempre o curso do destino. Cést la vie!

Gosto imensamente da película. Primeiro porque ela trata de gente comum, da rotina maçante que todos enfrentam diariamente, e do distanciamento que acaba se impondo entre nós e algumas das pessoas mais importantes de nossas vidas. Mas tudo é abordado de uma maneira bem original.

Segundo porque uma das minhas atrizes favoritas da atualidade, Rachel McAdams, interpreta Mary, a doce, porém nada óbvia esposa do protagonista, Tim, vivido por Domhnall Gleeson. O casal funciona bem. Ficam fofos juntos.

21028031_20130813153021538.jpg-c_100_100_x-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Terceiro porque amei a trilha sonora. As músicas têm tudo a ver com o tema e com o despertar das emoções dos personagens. Ficou mesmo sob medida para o filme.

Finalmente por mostrar o crescimento interior do protagonista, que com o passar dos anos e experiência de vida, conclui que o tempo não é de ninguém. Ele é quase um personagem, dono de suas próprias vontades, muitas vezes é imprevisível e inevitável.

Quando Tim compreende que não há mais nada que se possa fazer então é o momento certo de começar a gozar a vida do jeito que ela pode ser gozada, mesmo que para isso tenhamos de abrir mão de coisas que nos são caras, para que possamos partir para novas experiências.

A lição de Questão de Tempo é reforçar aquela velha máxima de “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. Algo que todos sabem, mas que na prática são outros quinhentos… E acima de tudo o filme nos ensina a ter prazer com as pequenas conquistas diárias. Poder reavaliá-las. Entender que o pouco pode significar muito e virar presente para as nossas lembranças de uma vida maravilhosamente bem vivida!

Ficha Técnica

21053062_20131025204305591.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Título Original: About Time

Dirigido por: Richard Curtis

Com: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lindsay Duncan, Lydia Wilson, Margot Robbie

Gênero: Romance

Lançamento: 20 de dezembro de 2013 (2h3min) 

Nacionalidade: Reino Unido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s