O sonho acabou

Como brasileira estou muito, muitoooooo triste pela derrota vergonhosa do time do Brasil. Meu sobrinho de 8 anos, junto com seus três amiguinhos, não param de chorar. O sonho de ser hexacampeão, pelo menos desta vez, terminou.

O time da Alemanha mostrou não apenas superioridade técnica, mas um equilíbrio emocional, que estamos anos luz de conquistar. Enfim, os alemães deram um Olé histórico em cima do nosso time.

Tudo deu errado pra nós. Culpar quem? Um repórter que, ao narrar o jogo desta tarde, se referiu ao resultado, a goleada alemã, como a maior tragédia do futebol brasileiro em Copas do mundo. E dá pra negar? Não dá. Um grande trauma, é verdade. Mas tudo começou errado mesmo… Desde a concepção do campeonato no nosso país.

Foram bilhões de reais, das verbas destinadas às obras para a Copa, desviadas sabe-se lá para quem. Como resultado, tivemos atrasos na entrega de muitas dessas obras, vários trabalhadores morreram ou se feriram durante as construções, enfim, foram muitos atropelos pelo caminho.

Mesmo assim cantamos o hino nacional, à capela, em todos os jogos. Pintamos o rosto de verde e amarelo. Vimos muitas janelas vestidas com a bandeira do Brasil. Soltamos fogos de artifício, que cobriram nossos céus.

Mas não foi possível. O sonho acabou hoje, e de uma forma trágica. Quem sabe tudo isso nos leve a uma reflexão do que é realmente importante para a nação brasileira. Não pode haver tragédia maior do que a do nosso retrato social.  São tantos problemas sociais que temos! Falta educação, saúde e segurança para começar a enumerar…

Agora o importante é absorver este choque de realidade, e assim como bem falou o ex-jogador Ricardo Rocha, comentarista do SporTV, temos que parar com esta coisa de ” jeitinho brasileiro” pra tudo!

Quem sabe o time alemão nos ensine uma preciosa lição: falta-nos humildade. Quem sabe a nação alemã nos dê um bom exemplo: falta-nos seriedade. Seriedade em todos os sentidos para se construir um identidade mais forte, uma que transcenda uma partida de futebol.

Parabéns, Alemanha, vitória merecida!

 

6 comentários em “O sonho acabou

  1. Cris, bonito texto e mensagem, quem sabe algum dia chegaremos lá! Outra lição de humildade e delicadeza, acabo de receber dos meus colegas alemães, tive e terei outra reunião agora com eles e em nenhum momento falaram de futebol, só perguntaram se estava bem, porque são pessoas muito educadas e preocupadas com os sentimentos dos outros! Cada dia que convivo com eles, aprecio-os mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s