Educação XVII – A Perda de um Filho

Sei que é impossível superar a perda de um filho… Não falo apenas da perda para a morte, talvez esta maneira de perder alguém seja um pouco mais compreensível, mas da perda para os vícios, os crimes, a falta de valores e o caos. Ou seja, falo dela como uma forma simbólica de encarar as escolhas errôneas que levam os filhos para longe dos pais. Para um lugar de onde, na maioria das vezes, não há volta…

Como impedir que os filhos sigam por caminhos tortos, deixando-os expostos às mais diversas vicissitudes da vida? Não existe uma resposta absoluta. O que existe é um emaranhado de equívocos que pode empurrar um jovem para o abismo.

A começar, não feche os olhos para a realidade: seu filho é especial para você. E assim são todos os filhos para os seus pais. Então não adule o ego dele! Nem tampouco trate-o como lixo. Trate-o, sim, com respeito. Com o mesmo respeito que queremos ser tratados.

Vamos ter TEMPO para os filhos! Tempo para uma boa conversa à moda antiga, ou seja, olho no olho… Não precisamos esperar momentos especiais para um encontro, para uma reunião familiar… É no cotidiano que nos conhecemos, e que nos perdemos também…

Ninguém precisa agradar filho para ser considerado bom pai. Bom pai senta com o filho e mostra o que precisa mostrar a ele. Bom pai dá bronca quando preciso, e o filho se sente querido mesmo assim.

Pais ensinam e erram também! Por que não errariam? O que sabemos é que não há receita milagrosa para evitar que os filhos acabem trilhando por rotas de colisão com quaisquer perigos. O que fazer para apaziguar o nosso coração? Os pais inspiram seus filhos, tanto os modelos de comportamento positivo, como os de perfil negativo. Então preste atenção no seu modo de agir. Procure viver com coerência e verdade. E você as transmitirá naturalmente.

Tudo aquilo que estiver bem fundamentado permanecerá. O resto, o vento se encarregará de levar para longe. Desta forma a luz da razão estará equilibrada pela emoção. Será uma luz forte o suficiente para iluminar os caminhos dos pais e dos filhos.

images

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s