Poesia – Ninguém

Éramos as três meninas do papai. As Coelhinhas, já que um dos sobrenomes do meu pai era Coelho! Morria de vergonha de alguém descobrir este sobrenome, principalmente durante a minha fase dentuça. Ainda bem que a natureza tratou de corrigir a diferença no tamanho dos meus dentes antes da adolescência…

Amanda era a caçulinha, e como tal, desfrutava de uma certa imunidade às broncas. Eu, como irmã mais velha, tinha que cuidar das outras duas: da Amanda e da Carla. E assim fomos crescendo… 

Carla sempre foi a bonequinha da família. Gorducha de olhos verdes e boquinha coração. Amanda era a mais serelepe e virava “estrelas” no quintal com uma facilidade inacreditável! Super flexível ela parecia ser um elástico.

Eu era a mais chatinha, chicletinho de mamãe, sempre querendo acompanhá-la, vivia cansada das bagunças das minhas irmãs. Estas são deliciosas memórias da infância que tenho guardadas comigo.

Tanta coisa mudou… Tanta água passou debaixo daquela ponte… Mas para relembrar as histórias passadas e agradecer à vida por ter me dado duas irmãs maravilhosas resolvi publicar uma poesia que escrevi há mais de 25 anos, num momento familiar delicado, porque Amanda estava muito doente, e logo depois iria nos deixar.

Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado.

Ninguém é tão fraco que nunca tenha vencido.

Ninguém é tão suficiente que nunca tenha sido ajudado.

Ninguém é tão inválido que nunca tenha contribuído.

Ninguém é tão sábio que nunca tenha errado.

Ninguém é tão corajoso que nunca tenha tido medo.

Ninguém é tão medroso que nunca tenha tido coragem.

Ninguém é tão alguém que nunca precisou de ninguém.

1972
Carla, Cristina e Amanda (esq. para dir.)

 

Pra vocês, Carla e Amanda…

2 comentários em “Poesia – Ninguém

Deixe um comentário

