Cinema – Trapaça

images

Trapaça é um filme que cabe em várias classificações; eu diria que se trata de uma comédia dramática com pitadas de romance. Mas o principal não é tentar defini-lo, pois a sua trama elaborada e inteligente, com seus personagens interessantes, envolve o público de uma tal forma, que o resto fica para segundo plano…

O diretor David Russel escalou um time de astros, tais como, Robert De Niro, Christian Bale, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Amy Adams, entre outros, para encarnar tipos engraçados, alguns histéricos e desequilibrados, ou sedutores e inteligentes, e soube contar uma história que, embora havia sido baseada em sérios fatos reais, possui um tom leve e fluido no desenrolar da trama.

O bom entrosamento do diretor e do excelente elenco já vem de outros ótimos trabalhos em conjunto: O Vencedor, com Bale e Adams e O Lado Bom da Vida, com De Niro, Cooper e Lawrence. Trapaça é considerado um forte candidato ao Oscar e recebeu 10 indicações. Dificilmente não levará para casa algumas estatuetas.

Adams e Bale são Sydney Prosser e Irving Rosenfeld, respectivamente. Um casal de amantes e golpistas, que acaba sendo forçado a se infiltrar na máfia para ajudar o agente do FBI, Richie Di Maso, Cooper, a pegar políticos corruptos e mafiosos com quem fazem acordos. De Niro arrasa, como sempre, como um temido mafioso. E Lawrence é Rosalyn, a esposa descompensada de Rosenfeld e rival de Sydney, que consegue tumultuar o complicado plano de seu marido. Para piorar, há ainda o simpático político Carmine, interpretado por Jeremy Renner, defensor da família e cheio de princípios, que sem saber que estava sendo investigado, acaba virando grande amigo de Rosenfeld…

O filme não deixa de ser engraçado, mesmo trazendo à tona um assunto como corrupção. O figurino está excelente, e o abuso do visual colorido e criativo dos anos 70 ajuda a recriar o clima perfeito das discotecas. A trilha sonora é marcante, e as músicas  entram no momento certo de cada cena para que a dramatização seja ainda mais impactante. 

Saí do cinema satisfeita com o final da história e cantarolando Beatles e Bee Gees…

Unknown

Ficha Técnica

Título Original

American Hustle

ELENCO

Jennifer Lawrence, Amy Adams, Christian Bale, Robert De Niro, Bradley Cooper,

Jeremy Renner, Jack Huston

ROTEIRO

David O. Russell, Eric Warren Singer

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Matthew Budman, Bradley Cooper, George Parra, Eric Singer

DIREÇÃO

David O. Russell

País
EUA

Gênero
Drama

Duração
138

Ano

2013

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.