A Questão do Sucesso

Por que algumas pessoas são bem sucedidas e outras não?

As respostas podem ser bem variadas, mas acredito que um indivíduo é mal sucedido por uma conjunção de fatores desfavoráveis em sua vida. Antes de tentar relacionar esses fatores, ainda sinto uma dúvida pairando no ar:

… Mas o que significa ser bem ou mal sucedido? images-6
A expressão ser ” bem ou mal sucedido ” carrega em si uma forte tendência a ser ligada ao lado profissional de cada um, uma carreira e consequente escalada social. Mas não é bem assim…
As pessoas podem ficar presas apenas nessa crença, e isto seria um equívoco cometido pelos mal sucedidos:  fazer uma separação entre as questões pessoais e as profissionais, como se tais questões não estivessem integradas na vida de um indivíduo.
Outro ponto observado é que, alguém não tão bem sucedido pode achar que tem direitos, num sentido  amplo da palavra. Como se o fato de existir já lhe conferisse mais direitos do que deveres.
Os bem sucedidos possuem uma outra postura, pois são mais conscientes da equação direito – dever e sentem gratidão pelas oportunidades que o universo lhes oferece, e quando um problema aparece, lidam de forma mais madura responsabilizando-se pelos próprios erros.
Um outro equívoco dos mal sucedidos é a fixação nas histórias do passado. Perdem tempo com fatos que já aconteceram e não perdoam. Ficam repetindo as mesmas questões e acabam acumulando rancor. Esse é um sentimento nocivo e prejudica muito mais a própria pessoa o sente.
Aqueles que de fato trabalham, focam-se em discutir ideias e concretizar projetos, por isso não falam dos outros nem tampouco desejam o seu mal. Não escondem informações, porque são claros e transparentes. Ficam alegres em ver o crescimento do outro e sentem prazer em partilhar.
A pessoa que realmente conhece o sucesso, sabe que o ponto de partida, e o mais importante para alcançá–lo, está no seu coração, no seu interior… 
Ter sucesso na vida significa muito mais do que dinheiro no banco, carro último modelo e roupas bacanas. Ser bem sucedido ou não, tem a ver com as escolhas feitas ao longo do caminho. Mas não apenas isso: é necessário ser persistente, saber muito bem onde se quer chegar e ter aptidão para lidar com os obstáculos, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. 
O jeito de olhar para um problema mais complicado é fundamental. Pode-se avaliá-lo com mais leveza e generosidade, ou com amargura e raiva. É possível desenvolver um olhar menos carregado para tal problema. Desta forma a procura para a sua solução será mais agradável, menos desgastante, e também, poderá funcionar como um atalho para o sucesso.

 

” Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.”

                                                                                                 Albert Einstein

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s