Educação XIII – Coragem de Ser √ocê

  É preciso coragem. Coragem para se olhar no espelho, e sem pudor algum, reconhecer a pessoa que você é.

  O ser humano que você se tornou, não está na cara, nem atrás de um sorriso bonito ou olhos expressivos. Está na sua atitude. Nas suas ações cotidianas e postura que você escolheu assumir ao longo da vida.

  Quando a sua verdade é respeitada e compreendida por você mesmo, em primeiro lugar, tudo fica mais tranquilo. Não que os nossos dilemas se resolvam num passe de mágica, ao contrário, a nossa construção interior é sempre complexa e lenta.

  A vida nos traz questões duras, que podem nos surpreender a qualquer momento, e nos exigem mais do que esforços físicos ou materiais para superá-las. São como provas que nos dão a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento. 

  Só quem se conhece mesmo se responsabiliza por seus atos. E não se vê como uma vítima do Universo. Porque sabe que cada um tem suas mazelas a enfrentar em um momento ou outro. Não há o que lamentar…

  Ser você mesmo é libertador! É como declarar ao mundo que você não tem vergonha de si próprio.

  Somos humanos e, portanto, imperfeitos. Mas podemos mudar de rota, alterar o rumo e seguir em outra direção. Podemos nos arrepender e tentar fazer melhor em uma próxima vez. O que não podemos é nos acomodar. Achar que não há nada a fazer…

  Se você se sente assim, fadado ao ostracismo emocional, procure ajuda. Existem diversos tipos de terapia. Para todos os gostos. Inclusive a literatura de autoajuda está aí e pode abrir janelas! O importante é persistir.

  Olhe para trás, e se você ainda estiver confuso, vá fazer um trabalho voluntário. Seja mais solidário e trabalhe para o mundo, sem esperar sempre uma recompensa. Aja e não apenas reaja. Agite! Vire a página e veja o que a vida está a lhe oferecer.

  Seja você sempre!

ano-novo-feliz-ilustração-34560968  Boas festas e um próspero 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s