Em foco – Ricardo Darín

Depois de ter assistido e – gostado – de vários filmes com Ricardo Darín decidi saber um pouco mais sobre este incrível buenairense que tem nos oferecido interpretações tão ricas e intensas. Confesso ter ficado fascinada pelos seus magnéticos olhos verdes. Um par de olhos que insinua revelar os mistérios de cada um dos personagens vividos por ele.

Darín, ator argentino conhecido mundialmente e protagonista de várias produções que lhe renderam indicações a prêmios, premiações, além de boas bilheterias em todo o mundo, é considerado como um dos principais atores da América Latina da atualidade.

images

A vida artística sempre fez parte da vida de Darín, pois como filho de atores nasceu respirando o ar da arte da interpretação. Nascido em 1957, com 10 anos de idade teve sua estreia no teatro junto aos seus pais. Ainda bem jovem começou a trabalhar em televisão e logo depois no cinema. Mas foi nos anos 90 que, o carismático portenho, conquistou de vez o público ao demonstrar que era muito mais do que um galã de cinema.

Em 2000, com a película Nove Rainhas, Darín fez um papel marcante que definitivamente abriu a ele as portas para uma carreira sólida e de sucesso no cinema.

Em seguida, atuou em O Filho da Noiva, sem dúvida um filme de grande sucesso de crítica e público que concorreu ao Oscar 2002 na categoria de melhor filme estrangeiro. Anos mais tarde, em 2009, Darín foi o protagonista da emocionante película O Segredo dos Seus Olhos, sendo que esta acabou levando a estatueta do Oscar para a casa na mesma categoria.

  

images-1
 
A primeira película de Darín que assisti foi O Filho da Noiva onde ele dá vida a Rafael Belvedere, um quarentão em crise existencial que ainda não se encontrou na vida. Este é um filme adorável que conta com um roteiro bem costurado e as presenças marcantes dos atores, Norma Aleandro e Hector Alterio interpretando os pais de Rafael. A história que poderia ser dramaticamente pesada é muito bem dosada, graças ao tom cômico emprestado pelo ator ao personagem. A mensagem de que há sempre a possibilidade de se reinventar na vida, em qualquer idade, é também muito inspiradora. Enfim uma delícia de comédia dramática com uma dose de romantismo!

Assisti outros ótimos filmes de Darín, como A Dançarina e o Ladrão (ver post publicado sobre o filme)

https://omundodacrica.wordpress.com/2012/04/04/crica´s-favourite-a-dancarina-e-o-ladrao-filme/ 

e o maravilhoso O Segredo Dos Seus Olhos, uma película com muitas tensões e também cheia de mistérios e relações mal resolvidas. Aqui Darín é Benjamin Espósito, um ex-oficial de justiça que nunca desistiu de solucionar um crime. Um quebra-cabeças que aos poucos vai se tornando nítido. A forma como a história é conduzida leva o público a se envolver sutilmente.

Por último deixei para falar de um dos seus primeiros sucessos, Nove Rainhas. O versátil ator portenho vive na pele de um picareta, que busca tirar vantagens de qualquer pessoa que cruzar o seu caminho. Marcos é um homem sem escrúpulos, pois lesa financeiramente até sua própria família. É um malandro charmoso que conquista a simpatia do público. Darín arrasou e acabou ganhando destaque na trama. Como quem não quer nada, tratou de roubar as melhores cenas. Coisa de profissional!

 PRÊMIOS
2010: Festival de Havana – melhor ator, por O Segredo dos Seus Olhos.
2004: Festival de Valladolid – melhor ator, por Clube da Lua.

2001: Festival Internacional Biarritz de Cinema Latino-americano (França) – melhor ator, por Nove Rainhas.

Nove Rainhas

O Filho da Noiva

O Segredo dos Seus Olhos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s