Crica’s favourite XVIII – Prometheus – filme

PrometheusPrometheusPrometheusPrometheus
Mais uma ficção científica de Ridley Scott, que desta vez conta a história de uma equipe de exploradores à procura da origem da humanidade na Terra.

Ao compararmos Prometheus com uma das mais famosas produções de Ridley, Allien o 8˚passageiro, percebemos muitas semelhanças entre os filmes. Como por exemplo, o uso da mesma fórmula para representar as vidas interplanetárias nas duas produções. São seres que possuem características muito similares em sua constituição orgânica e no seu, digamos, “modus operandi”.

Em meio ao contexto ficcional, a equipe, liderada por cientistas, parte para uma expedição em uma nave chamada “Prometheus” para tal investigação, que é financiada por uma corporação pertencente a um bilionário excêntrico. Qual seria o verdadeiro motivo para tanto interesse nessa descoberta?

Além de enfatizar a necessidade do homem em busca de respostas sobre a sua origem, o filme fala sobre a verdadeira ambição de alguns em querer encontrar a chave para a vida eterna. O bilionário, interpretado por um Guy Pearce disfarçado de velhinho quase secular, que ainda sonha em desvendar o mistério da vida e assim, ter o controle sobre ela.

No fundo todos nós sempre queremos mais respostas. São as nossas crises de identidade, que nos levam a  buscar explicações para as nossas origens. Estamos sempre indo atrás de pistas que nos conduzam ao nosso Pai Maior, o Criador.

Incrível observar que, neste filme, até as histórias secundárias falam sobre a relação entre pais e filhos, mas em outro nível. É como se antes de tratar da nossa ligação com o Criador, tenhamos que resolver as questões com o nosso pai humano, em carne e osso. Vemos uma relação baseada em um sentimento genuíno de afeto e admiração, e outra muito conflituosa e cheia de ressentimentos. A filha ressentida é vivida pela talentosa Charlize Theron, que tem uma relação mal resolvida com o seu pai.

De qualquer forma escolhemos acreditar naquilo que faz mais sentido para a nossa vida.  E muitas vezes apenas enxergamos o que queremos. Seguimos procurando respostas para questionamentos que só revelam a nossa fragilidade, enquanto seres vivos, e a nossa ignorância, enquanto humanos.

226663

FICHA TÉCNICA

Título Original: Prometheus

Diretor: Ridley Scott

Elenco: Charlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson, Idris Elba, Guy Pearce, Rafe Spall, Logan Marshall-Green, Sean Harris

Produção: David Giler, Walter Hill, Ridley Scott, Tony Scott

Roteiro: Jon Spaihts, Damon Lindelof

Fotografia: Dariusz Wolski

Trilha Sonora: Marc Streitenfeld

Duração: 126 min.

Ano: 2012

País: EUA

Gênero: Ficção Científica

Cor: Colorido

Classificação: 14 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s