Crica’s favourite XIII – Titanic – filme

Titanic. Por que falar neste assunto de novo? Já que tanto foi falado sobre a trágica história, da qual todos sabemos o final: o navio que afundou levando consigo mais de 1.500 pessoas.

Primeiramente porque neste ano o famoso naufrágio completou 100 anos, mas as lendas acerca do acidente ainda despertam a curiosidade de muitos. Podemos dizer que um certo clima de mistério paira no ar até hoje…

Imortalizado pelo cineasta norte-americano, James Cameron, o navio que naufragou no dia 14 de abril de 1912, virou tema de um dos maiores sucessos dos cinemas de todos os tempos emocionando plateias pelo mundo a fora, que foram embaladas por uma romântica trilha sonora.

A música tema My Heart Will Go On cantada por uma das maiores cantoras do mundo, Celine Dion, em uma performance comovente, foi capaz de transmitir a emoção do casal protagonista que vivia um grande amor em meio a travessia do oceano Atlântico com destino a cidade de Nova Iorque.

Inesquecível a cena em que Leonardo Dicaprio (Jack) e Kate Winslet (Rose) ficam na proa do navio de braços abertos sentindo o vento bater em suas faces. É o momento em que a doce Rose experimenta pela primeira vez o gosto da liberdade e de poder ser simplesmente ela mesma, sem máscaras.

Rose e Jack viraram um dos casais mais emblemáticos do cinema. Um amor que ganhou força ao se deparar com as lutas de classes sociais diferentes. E mais do que tudo um amor que virou atemporal. Aquele que independe da própria vida dos personagens, pois Rose continuou amando Jack até depois da morte dele.

Em um momento marcante do final do filme Rose diz que Jack a salvou de todas as maneiras possíveis. Ela nunca mais foi a mesma depois do acidente. Foi muito além disso: libertou-se dos preconceitos da época para viver sua vida como queria.

Passados cem anos ainda estamos presos a muitas convenções. E talvez ancorados a uma sociedade ditadora de regras e costumes. Por isso mesmo penso que Rose e Jack são tão contemporâneos, pois tiveram a coragem de viver intensamente seus sentimentos e acreditar em suas verdades..

O lindo romance fictício criado para temperar a história real do naufrágio mais famoso do mundo, Titanic acabou por tornar-se a sexta maior bilheteria de todos os tempos nos EUA e Canadá.

O filme acumulou o total absoluto de US$ 1.843.201.268 e passou a ocupar o cargo de filme de maior arrecadação mundial na história, permanecendo nessa posição durante doze anos, até Avatar, também escrito e dirigido por Cameron, ultrapassá-lo em 2010.

Entre muitas indicações e prêmios importantes, a produção ganhou o Oscar de melhor filme, diretor, fotografia e trilha sonora, além de vencer em outras categorias e mais alguns Grammy Awards entre outros.

Em comemoração aos 100 anos do naufrágio, Titanic 3D estreou no Royal Albert HallLondres, em 27 de março de 2012, com  vários membros do elenco e equipe comparecendo, com o filme entrando no circuito geral de cinemas em 4 de abril, seis dias antes do centenário do início da viajem inaugural do RMS Titanic.

O mundo dá voltas e voltas, mas tudo que mais importa continua sendo o nosso desejo de amar e sermos amados, de resgatar e sermos resgatados das profundezas do oceano, que nada mais seria do que o nosso próprio inconsciente.

Assista de novo Titanic, mas tente mudar o seu olhar. Amplie! Afinal de contas revisitar uma história de amor pode fazer bem para a alma de qualquer pessoa!

Músicas do filme Titanic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s