Crica’s favourite XXI – Não Me Abandone Jamais – filme

O longa, Não Me Abandone Jamais, do diretor Mark Romanek, é baseado no romance de Kasuo Ishiguro, autor também conhecido por “Vestígios do Dia”, e estrelado pelos jovens e talentosos atores, Andrew Garfield, Carey Mulligan e Keira Knightley, formando um triângulo amoroso numa história que é um misto de romance e ficção científica.

 Kathy (Carey Mulligan), é quem narra a história que, começa aos 31 anos de idade da personagem, e revisita todo o seu passado, desde a sua infância ao lado de Ruth (Keira Knightley) e Tommy (Andrew Garfield), passando pela descoberta do amor até a tomada de decisões importantes para sua vida.

De início pode parecer um enredo bem simples ao mostrar a infância de Kathy, Tommy e Ruth num internato inglês, as questões que surgem com a juventude e os rumos que cada um toma a partir daí. São cenas de lugares bucólicos evidenciando a pureza dos sentimentos destes três amigos.

Mas o inesperado fica por conta do contexto em que eles vivem e são criados, pois aborda a clonagem humana num tempo passado, entre os anos 70 e 90. Algo totalmente inusitado e impensável para a época.

A vida de todas as crianças do internato é cercada pelo mistério. É como se elas vivessem num mundo à parte. Muitas dúvidas pairam no ar. Até que uma professora conta aos alunos que, na verdade, eles são clones criados exclusivamente para a doação de orgãos para as suas “matrizes”.

A revelação é feita de uma maneira bem fria e distante como que para reafirmar o único propósito da vida destas crianças: servirem como um estoque de orgãos saudáveis para serem usados quando necessários. Tudo calculado e planejado. 

Para estes clones não haveria outra sorte, nem muito menos poderiam esperar uma morte natural, pois seriam “desligados”após algumas intervenções cirúrgicas para os transplantes. Seus sentimentos ou desejos jamais seriam levados em conta.

Assim segue a narrativa de Kathy, mostrando as angústias, os medos, as fragilidades de cada um dos três amigos, que têm neste relacionamento a única oportunidade de uma vida mais humana.

 

O primeiro contato com o mundo exterior ocorre na adolescência quando os três vão morar numa fazenda como parte do programa para os clones à espera do início do processo de transplantes.

Kathy, incomodada pela relação amorosa entre Tommy e Ruth, então resolve deixar a fazenda para se candidatar à vaga de cuidadora de clones já internados para a doação.

Muitos anos depois o trio se reencontra, Kathy por ser cuidadora, ainda não iniciou o processo de doação, enquanto que os dois amigos já passaram por algumas cirurgias.

A situação é deprimente, pois mesmo sabendo que foram criados para um “sacrifício maior”, o conflito existencial de cada personagem é mais do que percebido; é sentido na absoluta solidão em que cada um deles se encontra. E o fim trágico anunciado é imutável restando aos três amigos apenas a resignação.

Esta triste sina está refletida na intensidade dos olhares dos personagens. Mas não espere uma grande interpretação de Keira Knightley, realmente não foi das melhores. Neste filme quem brilha mesmo é Cary Mulligan, especialmente nas cenas em que sua personagem consegue encontrar disposição para ajudar o outro a despeito do próprio sofrimento.

A história nos incita a pensar no valor da vida. Levanta questões éticas e de valores morais.  Propõe uma reflexão sobre a clonagem humana, pois como poderemos isentar um clone de sentimentos. Como criaremos seres especificamente para o abate.

Afinal de contas se chegarmos a criar um clone como um destes personagens, por que sua vida valeria menos que a nossa?

Não me Abandone Jamais é um filme enxuto nas demonstrações de sentimentos e sinceramente parece ser um alerta para nós: será que já não estamos vivendo assim sem esperanças? E já abandonamos nossas almas? 

Ficha Técnica

Título original: Never Let me Go

Título no Brasil: Não Me Abandone Jamais

Ano: 2010

Diretor: Mark Romanek

Gênero: Drama, Ficção Científica

Duração: 103 min.
Elenco: Andrew GarfieldCarey Mulligan, keira Knightley
Produtores: Alex Garland Allon Reich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s