Ciau, bello! Você está em Roma!

Bem, há muito para ver e falar sobre Roma, talvez por isso uma só viagem não seja suficiente para conhecê-la. Aliás, em se tratando desta cidade, pode-se fazer muitas viagens com o mesmo destino. Cada uma visa a agradar um público distinto, que tem como objetivo ver a mesma Roma sob focos diferentes.

                                                                                       Fontana di Trevi

Tem o grupo interessado nas delícias da culinária italiana. Estes turistas buscam fazer um verdadeiro tour gastronômico pelos restaurantes de Roma para saborear o que esta cozinha tem de melhor: pizza, massa, gelato e o seu tradicional cappuccino, de acordo com a receita italiana: 1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 da espuma do leite vaporizado!

Roma, a capital italiana, possui uma verdadeira aura de magia! Sob medida para os apaixonados. Casais que chegam para uma temporada, ou para aqueles que se encontram e se apaixonam em meio às visitas aos pontos turísticos da bela cidade que cresceu à beira do Rio Tibre.

                                                                                                        Arco di Constantino

O cinema tem sido seu grande incentivador do turismo, pois escancara ao público as belas paisagens da região, instigando todos a sonhar em conhecê-la.

Filmes clássicos tiveram Roma como cenário, desde o épico EL CID, com Charlton Heston e Sophia Loren, passando por românticos como A Princesa e o Plebeu, com Gregory Peck e Audrey Hepburn, que venceu o Oscar de melhor atriz em 1953 pela sua atuação neste filme, até películas mais recentes como Comer, Rezar e Amar, protagonizada pela americana Julia Roberts, baseada em um best seller sobre uma mulher que depois de uma crise existencial resolve viajar pelo mundo e faz a sua primeira parada simplesmente na bela Roma!

A própria Itália presentou o mundo com grandes artistas, o diretor Fellini, através de seus filmes poéticos homenageia Roma. Em, A Doce Vida, com Marcello Mastroianni e  Anita Ekberg, o ponto alto do filme é a famosa sequência da Fontana di Trevi.

Coliseu 

Estudiosos de história antiga também têm um especial interesse pela cidade. Viajam para lá especialmente para visitar os monumentos, fontes, ruínas e tantos outros lugares históricos da época do Império Romano, em especial do Renascimento, movimento cultural cujo berço foi a Itália. Não deixe de visitar o Coliseu,  o Fórum Romano e o Arco di Constantino.

Os católicos fervorosos buscam Roma como um dos pontos altos para se fazer uma viagem religiosa, já que no seu interior  encontra-se a Cidade do Vaticano (ou Santa Sé), sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa. A beleza e riqueza do Vaticano impressionam a todos que por lá passam.

                                                                           Vaticano

Em uma cidade como Roma, conhecida também como berço do mundo, que oferece passeios para turistas de gostos variados, lendas não poderiam faltar. Conta-se que ela foi fundada em 753 a. C. pelos irmãos Romulo e Remo. Segundo a mitologia romana, estes foram criados por uma loba, entretanto a história tem um final trágico, pois um irmão acaba matando o outro.

O ar de mistério, envolto nas lendas que despertam o interesse até dos mais incrédulos, nos deixa fascinados pelos visitas aos belíssimos monumentos da humanidade. E visitar uma fonte pode trazer sorte ao viajante, se este seguir o ritual de jogar uma moeda nela, para que seu desejo se torne realidade. 

Quem não arriscaria jogar uma moedinha?

                                                                                                                        Bocca della Veritá

Diz a lenda que a “boca”servia como oráculo da verdade, e na época medieval testava casos de fidelidade conjugal. Foi esculpida em mármore e fica na entrada da Catedral de Santa Maria in Cosmedin. Hoje não se pode mais tocar nela, mas vale a pena visitá-la.

Enfim, esta é uma cidade deliciosamente imperdível de se conhecer! Além de ser receptiva aos turistas, possui um exército de guias prontos para contar a história de cada pedacinho dela.

Quem ainda não a visitou pode sentir o gostinho vendo filmes, documentários e fotos. Enquanto isso que tal aprender umas palavras em italiano?

Ciau, bello!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s