Crica’s favourite XII – Antes de Partir – filme

                                    

            O que você faria se recebesse a notícia que seus dias estavam contados por uma doença fatal? E só lhe restasse algum tempo além de uma gorda conta bancária?

            Muitas pessoas provavelmente se renderiam à depressão, ao desespero pelo fim já anunciado. Seria como se a morte personificada estivesse assombrando, quase que sarcasticamente, sua próxima vítima!

            Algumas pessoas talvez quisessem realizar seu último sonho de consumo, como comprar um carro super mega veloz, praticamente impossível de ser ultrapassado – dependendo apenas da habilidade do piloto – sem se preocupar com multas e pontos na carteira, ou qualquer outro bem que lhe conferisse mais status e admiração mundana.

          Existem também aqueles que se entregariam ao prazer de uma derradeira aventura, sem nenhuma preocupação com o amanhã.

            Outras viajariam pelo mundo a fora, hospedando-se em hotéis caríssimos e comendo como reis nos mais finos e badalados restaurantes do mundo frequentados pelo jet set internacional. Participariam de confrarias de vinhos de safras especiais e dormiriam profundamente, embalados pelo néctar dos deuses, até que a Morte os encontrassem.

            Os aventureiros iriam em busca do perigo. Desafiariam a si próprios em uma missão, no mínimo arriscada, como escalar uma montanha, saltar de pára-quedas, entre outras coisas…

         “Antes de Partir” nos mostra tudo isso e mais um pouco. O filme propõe uma reflexão sobre o que é o mais importante no final da vida. E mostra que o maior desafio pode ser o acerto com aqueles que mais amamos, com quem ironicamente nos relacionamos de forma conturbada.

            Queremos amar e ser amados, mas isso não é tão simples assim. Parece que estas questões tornam-se fundamentais num momento crucial como o narrado pelo filme. E estar entre os nossos entes queridos é o maior conforto que alguém pode encontrar nos seus últimos dias de vida… Um presente inestimável… A melhor comida para a alma…  A melhor cama… A melhor vista… A mulher mais bela… Enfim tudo o que precisamos pode estar bem ao nosso lado.

           No fundo queremos o que temos em casa, mas perdemos tempo procurando fora. Olhando para fora nos distraímos e esquecemos o foco. Mas num momento crucial, a tomada de decisão precisa ser rápida.

          Nada mais importa ou faz sentido para a existência humana. O que vale é o encontro com o nosso verdadeiro EU. Assim como no filme, os personagens centrais resolvem desfrutar os seus últimos dias de vida e escrever uma lista das coisas que gostariam de fazer. Dão o seguinte recado, o melhor momento é sempre aquele em que vivemos agora: o presente.

Ficha Técnica                                                                                             

Título original: The Bucket List

Direção: Bob Reiner

Gênero: Drama, Aventura, Comédia

Com: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes

Nacionalidade: EUA

Ano: 2008 (1h 37 min)

 

Um comentário em “Crica’s favourite XII – Antes de Partir – filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s