Rótulo e Preconceito

Você já se questionou sobre a função de um rótulo? Se pensarmos em um rótulo de qualquer produto de consumo, estamos falando da sua identificação mais objetiva.Claro que tem, sim, sua importância. É a forma que o mercado consumidor tem para se informado das especificações de tal produto. Uma grande fonte de informações sobre as especificidades de algum.

E se resolvermos classificar o ser humano e rotulá-lo? Seria possível? Justo? Em se tratando do homem, as coisas não funcionam assim, ou pelo menos não deveria. A nossa complexidade é tamanha, que categorizar isso, soa como algo superficial, insuficiente para dar conta de todas as nuances do homem.

Quando tentamos reduzir ou simplificar as nossas características mais subjetivas, simplesmente perdemos um pouco da nossa individualidade, ficamos todos achatados, parecidos.

A beleza encontra-se justamente na subjetividade, naquilo que é próprio de cada um, que nos torna únicos na multidão.

Colocar rótulo nas pessoas, é limitar a visão sobre elas, porque não se enxerga nada além daquilo que já foi previamente definido.

Chegar a uma conclusão sobre algo ou alguém, em vista de um simples rótulo, é estabelecer uma ponte para uma visão preconceituosa. Ou seja, puro preconceito, uma maneira bem leviana de se relacionar com a vida, porque assim que rotulamos alguém, roubamos dela o direito de ser mais, a chance de crescer ou de mudar, porque isto, sim, faz parte da evolução humana. Afinal, não somos um bem de consumo, que pode ser simplesmente rotulado, não é?

2 comentários em “Rótulo e Preconceito

  1. Cris, amei muito tudo o que vc escreveu, o que eu gostei mais? É que você foi e fez aquilo que pretendia, e fez muito bem. Comentários inteligentes, palavras certas e carinhosa, com certeza irá servir para muitos. Congratulation!!! Monica Anderson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s